domingo, 28 de junho de 2015
6º TROFÉU NACIONAL DE SAMBA - Estarreja
6º TROFÉU NACIONAL DE SAMBA - Estarreja
1º COSTA DE PRATA ( Ovar )
2º VAI QUEM QUER (Estarreja )
3º BATUQUE ( Mealhada )
Foi mais um Trofeu Nacional de Samba passados 3 anos de interregno.
E quando se previa que tivesse um regresso em força eis que surgiu ainda mais fragilizado pois nem conseguiu a participação de todos os representantes das localidades onde existe concurso de escolas de samba.
Lamentavel a falta da escola representante da Figueira da Foz que seria a Rainha. A escola de samba a Rainha não pactua com concursos mas seria de bom grado se fazer representar para se ver o trabalho que é feito no Carnaval da Figueira.
Não aceitando o concurso faria um desfile, para eles sem objectivos de concurso, mas para mostrar o seu trabalho ao publico de Estarreja, principalmente.
Faltou tambem uma escola representativa de Sesimbra que como é habito tem sempre uma convidada mas vá se lá saber os motivos tambem não aceitou o convite.
São situações que a organização terá de ponderar muito bem se houver proximas edições pois um Trofeu Nacional faltando essas escolas cai ainda mais em descredito.
Positivo foi a escolha do local do evento. É maravilhoso e com condições para fazer tudo o que se possa imaginar.
Outro ponto que desde as primeiras edições levanta sempre muita polemica é o esquema de votações.
A cada Trofeu surgem os lamentos e nunca mais as escolas forçam a que isso se altere.
Mas enfim...tudo se resolvia se mudassem o esquema de votação ..mas continua assim desde a primeira edição e por mais criticas que tenha em todas as edições eles não mudam. Fazer o que ? Infelizmente é isto que temos.
Ao não mudar vai continuar a ser esquema de votação estilo Festival da Eurovisão...eu voto em ti, tu votas em mim, nós não votamos neles, eles não votam em nós...
Quanto ao desfile propriamente dito desta 6ª edição do Trofeu as 3 escolas certamente agradaram a todos os presentes pois desfilou muita qualidade nessa noite.
Excelentes enredos, boas baterias, boas e bem conseguidas fantasias, duas comissões de frente que se fizeram representar com seus tripés e deram magnifico espectaculo..enfim...uma maravilhosa noite de divulgação do samba em Portugal que teve até cobertura em pequeno documentario no telejornal pela SIC.
Quanto as classificações o mapa dos votos dos juris esta ai para ser visto e que cada um analise á sua maneira pois na minha sem entrar em mais detalhes e independentemente de quem ganhasse tem duas votações que não deviam ter existido..por respeito ao samba e á qualidade de quem o faz.
1- SAMBA da Vai Quem Quer...e sua maravilhosa Harmonia de canto teve dos juris da Costa e do Batuque ...2,5...e 2,5 ... e isso foi falta de coragem... falta de dignidade, falta de seriedade dos juris para com o samba que foi o mais votado pelas escolas de Portugal ( https://docs.google.com/.../1gmHBEjS.../edit e pelos especialistas brasileiros https://docs.google.com/.../1Wyj8x.../edit .
2- E a bateria da Vai Quem Quer não ter tido as duas notas 4.
Que o 7º Troféu Nacional de Samba venha com tudo o pode e deve ser alterado pois já esta mais que provado que é um evento que tem o seu espaço no panorama do samba em Portugal e ao qual como se viu mais uma vez o publico adere e o transforma numa maravilhosa noite de divulgação ao trabalho das nossas escolas de samba.
PARABENS Á ESCOLA DE SAMBA CAMPÊA- COSTA DE PRATA de OVAR.
Saudações sambistas
VIDEOS DE BRUNO OLIVEIRA
COSTA DE PRATA
VAI QUEM QUER
BATUQUE
VIDEOS DE TONY FARINHEIRA
COSTA DE PRATA -1
COSTA DE PRATA -2
VAI QUEM QUER -1
VAI QUEM QUER- 2
BATUQUE- 1
BATUQUE -2
EM BREVE TAMBEM FOTOS DO EVENTO